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Neste espaço você encontra muita informação sobre o uso das Novas Tecnologias no Ensino da Matemática.

sábado, 24 de outubro de 2009

O que o GeoGebra pode fazer?

GeoGebra é um software de matemática dinâmica para ser utilizado em educação nas escolas secundárias que reúne geometria, álgebra e cálculo.
Por um lado, GeoGebra é um sistema dinâmico de geometria. Você pode fazer construções com pontos, vetores, segmentos, retas, seções cônicas bem como funções e muda-los dinamicamente depois.
Por outro lado, equações e coordenadas podem ser inseridas diretamente. Assim, o GeoGebra tem a habilidade de tratar das variáveis para números, vetores e pontos, permite achar derivadas e integrais de funções e oferece comandos como Raízes ou Extremos.
Essas duas perspectivas são características do GeoGebra: uma expressão na janela algébrica corresponde a um objeto na janela geométrica e vice-versa.
Download Geogebra

A Matemática e o Computador


A convergência da computação, das telecomunicações e da multimídia anuncia a mudança do papel do computador: de ferramenta de trabalho para fonte de informação. Temos assim mais um meio de produção do conhecimento na sala de aula, sugerindo assim que o uso de informática na educação matemática possibilita que os estudantes valorizem a visualização de gráficos das mais diversas formas. O conhecimento em sala de aula passa, portanto, a estar sustentado pela coordenação de representações múltiplas (tabelas, gráficos, álgebra). A Matemática trabalhada nesta forma assume um caráter exploratório, onde a experimentação feita por aqueles que aprendem é vista como positiva. Neste ambiente, pretendemos levantar algumas questões que permeiam o uso da tecnologia no ensino da Matemática: Como a qualidade do ensino da Matemática, relaciona-se à facilidade de acesso a computadores e a outras formas da tecnologia da informação? Os estudantes realmente aprendem mais rápido, ou melhor, com os computadores? Como se pode criar uma mentalidade relacionada ao uso de novas tecnologias em regiões nas quais há carência de materiais clássicos de sala de aula? Qual a relação custo/benefício envolvida no uso das novas tecnologias na Educação Matemática? , O advento da educação à distância (EAD) no processo de formação, mito ou realidade?
Suely Galli (2006), no livro Educação e Comunicação - O ideal de inclusão pelas tecnologias de informação, faz uma reflexão de suas experiências como educadora, da sua convivência com profissionais das áreas de programação de software. Inicialmente a autora disserta sobre a Educação, comunicação e democratização de saberes, pois o conhecimento é uma importante ferramenta de promoção da cidadania e a falta dele causa exclusão e perda de identidade social. Neste sentido, essa reflexão nos reporta à luta pela busca de identidade por meio do currículo educacional. Galli (2006) coloca que o elo entre educação e comunicação se materializa ao questionar não apenas o compromisso político-pedagógico da mensagem, forma e conteúdo e intenção explícita de comunicar. Mas, também ao questionar o potencial dos ambientes criados a partir de tecnologias educacionais informatizadas em sua capacidade de promover a integração e a participação democrática de todos os indivíduos aos benefícios que produzem.
A autora acrescenta também que a constatação de demandas por uma informática educativa que considere o caráter pedagógico do ferramental tecnológico, recai sobre a leitura e formação de cidadãos leitores que ultrapasse a compreensão do texto estático para uma nova experiência de leitura, onde a lucidez pedagógica chama a atenção para a interdisciplinarização das tecnologias de informação e comunicação numa disseminação do caráter didático ferramental, como meio de elevação das relações ensino e pesquisa educacionais. Suely (2006) coloca que o laboratório de informática na escola pública de ensino fundamental e médio tem se mostrado distante de ser um lugar para atividades didático-pedagógicas. Situação que desvela o distanciamento entre a formação escolar e as exigências sociais, reforçando a idéia de o uso da tecnologia ser algo complexo, inacessível, difícil, arriscado em sua fragilidade e prejuízos.
Marcelo Borba e Miriam Penteado (2005), no livro Informática e Educação Matemática, tratam da informática como um direito do aluno de escolas públicas e particulares, sendo uma “alfabetização tecnológica” parte necessária de sua formação para que ele possa aprender a ler, escrever e, finalmente, refletir através dessa nova mídia. Os autores acreditam que a relação entre a informática e a educação matemática não deve ser pensada da forma dicotômica, mas sim como transformação da própria prática educativa (...). No livro eles argumentam sobre as vantagens e desvantagens do uso de computadores na sala aula, considerando também a influência do governo nesse processo de implementação de novas tecnologias nas escolas. Borba e Miriam Penteado relatam que com a inclusão da informática na sala de aula promova também, um estimulo no aperfeiçoamento profissional do docente, isto é, a utilização de computadores na sala de aula abre novas perspectivas na carreira docente contribuindo para seu desenvolvimento como um profissional da educação. Como proponho no título deste artigo, o uso de novas tecnologias na Educação Matemática sugere um novo currículo no processo de formação do docente e certamente contribui positivamente na formação curricular dos alunos, favorecendo sua inserção no mercado de trabalho cada vez mais voltada para as soluções tecnológicas.